domingo, setembro 20, 2009

Amanhã é dia mundial da Arvore...


















No blog da prefeitura (http://queimados-rj.blogspot.com) já tem programação:
Programação completa da Semana da árvore em Queimados

Dia 21 (segunda-feira)
08h – Plantio de mudas
Local: Horto Municipal
09h – Panfletagem e distribuição de mudas
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição
13h – Início do curso de capacitação e palestras
Local: Ciep Municipalizado Jesus Soares

Dia 22 (terça-feira)
08h – Palestra e Plantio simbólico de mudas de pau-brasil
Local: Ciep 023
13h – Palestras sobre Áreas de Proteção, Florestas e Prevenção às Queimadas
Local: Ciep Municipalizado Jesus Soares

Dia 23 (quarta-feira)
08h – Palestra e plantio simbólico de mudas de pau-brasil
Local: Ciep Vereador Sebastião Pereira Portes
13h – Palestras sobre Recursos Hídricos e Saúde e Ambiente
Local: Ciep Municipalizado Jesus Soares

Dia 24 (quinta-feira)
08h – Plantio de mudas às margens do rio Camorim
Local: Avenida Camorim, bairro Camorim
13h – Palestras sobre resíduos sólidos urbanos
Local: Teatro Escola Metodista
16h – Encerramento do curso com entrega de certificado para os alunos do curso
Local: Teatro Escola Metodista...

AGORA FALANDO SÉRIO....

Bacana, gostei mesmo! Nas escolas as crianças fazendo cartazes etc... Muito legal...

Pena que é só pra inglês ver... A prefeitura é o principal orgão que mais mata arvores no nosso município. Na prática, arvores Centenárias que existiam em Queimados foram derrubadas desnecessariamente. As do centro (que arvores???) são só exemplos. Quem não se lembra do episódio na época de eleição quando se derrubou arvore quando a solução era apenas podar?

Hoje o centro de Queimados é um forno!!!

Outra coisa:

1) Eu não sei onde os engenheiros contratados para a obra de Queimados se formaram mas acho que eles aderem a "cultura do Asfalto" e "quanto mais quente melhor"!!
Não existe no município nenhuma politica de integração das arvores no saneamento. Se sua rua tem árvore e ela será asfaltada (ás vezes acontece), prepare-se elas serão derrubadas. Simples assim.

2) A ocupação desordenada nos últimos dez anos de morros arborizados, em parte teve apoio de alguns de nossos antigos e (atuais) legisladores que sairam distribuindo terras ao bel prazer nos morros para construção. Em nossos morros que ainda não são ocupados dessa forma, em breve serão porque não se fazem um política de habitação sustentável com o meio ambiente;

3) Apesar de nossa lei municipal de meio ambiente ( alguém conhece, e principalmente algum vereador conhece?) prevê a COTA verde é nem de longe é cumprida, a pensar nesses exemplos dados...

Já ouvi uma pérola uma vez no conselho de meio ambiente (Num tempo que eu participava) quando ainda participava: O cidadão achava que área verde para a construção é pintar a casa de verde....

Eu poderia ter rido, se eu achasse que ele estava brincando...

Um comentário:

  1. Jorge,

    Nos últimos meses, por conta de alguns serviços, tenho viajado um pouco e visto muita coisa. A cada dia me convenço mais que a pauta ambiental deve ser o item número um em qualquer agenda política. E que, obviamente, a esquerda ainda não enxergou isso, o que dá aos aproveitadores todo um leque de ação baseado na apropriação das "bandeiras verdes" por aqueles que servem à destruição do nosso planeta, do nosso futuro.

    No entanto, na exata medida em que mais aprendo sobre a questão ambiental, em que vejo cidades onde a coisa é bem cuidada, mais me decepciono com Queimados, com todos nós. Apesar do (falso) discurso de amor de muitos queimadenses por esta terra, o fato é que bem cuidamos, de fato, é de fazer dela uma lixeira!

    Somos todos culpados disso. Até eu, talvez por minha omissão em abordar tal pauta com menos força. Mas somos também os únicos agentes capazes de produzir alguma transformação futura. Nisto nossa miséria e esperança, simultaneamente. Resta saber para onde penderemos.

    Saudações...

    ResponderExcluir