domingo, abril 17, 2011

Roteiro de Fim de semana em Queimados: Dicas de lazer e Cultura. - Parte II

(continuando a crônica do dia 16 de abril de 2011 ...)













2) Parque de diversões: Queimados conta com um parque de diversões para toda a criançada. Custa apenas R$ 3,00 e você anda o tempo que o condutor do brinquedo achar que você deva andar e/ou de acordo com a popularidade do brinquedo. Exemplo: se tiver muita gente esperando são cerca de 01 minuto (o tempo de entrar e sair) se o brinquedo não for muito procurado ou for chato, vc pode ficar até uns eternos 5 minutos. Não foi identificado obviamente nenhum registro de segurança ou algum certificado de bombeiros ou algo assim, mas tem alvará da prefeitura! Não é legal?Você não se sente mais seguro depois dessa informação? Que isso rapaz! Esse alvará é sinal que o parque passou por uma inspeção rigorosíssima de segurança só comparável ao do IMETRO pelos técnicos da prefeitura, o "zé"e o "manéu". Além disso, alguém sempre reza quando anda num brinquedo, o que também o que ajuda a aumentar a segurança. Programa Imperdível. Adrenalina pura!!
( se o parque não estiver mais lá, não se preocupe, é como diz um profeta em Nova Iguaçu: "ele voltará, voltará...")

3) Casa de Shows: Ah, nisso se vai concordar comigo que estamos bem servidos. Temos Matrix Show, Queimados Futebol Clube (Queimadão) e até um que é céu aberto e ainda vc curte dentro de um sítio: Kanecos Country Sítio! Veja só!

Se você ainda não se converteu irmão, escolha um baile funk mais perto de você porque é só isso que eles tocam. E não é aquele Funk pá e bola, não. É funk instrutivo, pô. Ideal para você enriquecer seu vocabulário de palavrão, baixaria ou aprender a exaltar alguma facção criminosa e compreender a territorialidade criminal da cidade do RJ.

Se der sorte, rola até um pagode. Que samba o quê! Pagode! Desses que o vocalista só canta coisas do tipo "lelê, lalá" e diz coisas óbvias de dor de cotovelo (tipo amor , dor, calor, ficar contigo, vc me traiu, a gente saiu) com uma melodia que vc sempre acha que já ouviu em outro pagode... Bem legal, afinal a vida é isso... Só isso! Não é possível ter outras possibilidades de música e cultura em casa de shows para nosso povo não. Afinal "outros Gêneros não rendem ingresso por aqui" - Palavra de um antigo dono de uma desses lugares.
Obviamente, sobre essa questão não podemos Criticá-los porque em última análise agem na lógica comercial. Essas casas existem porque visam a sua própria manutenção e o lucro.
Mas será que não poderia existir fomentos para construção de outras formas de manifestação musical e esses e outros espaços também serem palcos para outros estilos e valorização dos muitos artistas locais (incluindo DJs)? Não haveria de se criar espaço para todos?

4) Bibliotecas e museus: Ahá! Boa pergunta!Pensou que eu não ia falar disso né? Imagina se eu não ia falar das bibliotecas e museus de nossa cidade. Temos muitas bibliotecas e lugares para pesquisa escolar. Tem a da Câmara que foi fechada e tem a da Secretaria de Educação que também passa a maior parte do tempo fechada. O Quê? Você me perguntou se a gente tinha, não que era para funcionar.
Todo ano, quando o Ministério da educação pergunta se tem biblioteca pública no município, a resposta deve ser sempre sim e, muito provavelmente devem inserir todas as bibliotecas dos CIEPS. Isso Aí!! Quem disse que a gente não tem?
Museus? Acervos históricos? Taí uma coisa que acho inútil! Para quê ter memória, para quê essa cidade precisa saber sua história? A gente é Queimados, pô! E só! O nosso hino já diz: "Não importa sua origem, todos tem o seu valor" - O importante é ir: "Queimadenses, AVANTE!". Não sei quem fez nosso hino, mas ele realmente tem tudo haver com o pensamentos das pessoas que governam nosso município, mesmo... "O futuro já começou!!" - Como o Flamengo, sem freio! Para quê saber nossa identidade não é mesmo? Para quê inclusive ter uma? Perda de tempo, amigo!

Mas se você faz tanta questão de Museu, você pode ir em qualquer repartição da prefeitura de Queimados. Lá você encontrará algumas múmias e estátuas que se mantém intactas mesmo com o tempo. Graças a um "departamento de conservação de patrimônio cabide de emprego", de puxarem o saco e trabalharem para todos os governos, se sujeitando a tudo para permanecer. E a nossa falta de concurso público, é claro...

(Continua...)

3 comentários:

  1. gostei do texto, realmente em pleno sábado não sei onde ir, e levar minha filha!!!!! é uma pena!!!

    ResponderExcluir
  2. cem brigas néé porque aquelas mina da praça da biblia taa foda so queer saber de confusao

    ResponderExcluir
  3. eee mesmo a mina ae em cima taa certaa as meninas da pracinha adora arrumar brigas so ellas que estraga as festa em queimados poo max vamos da um jeito na quelle praça da biblia voce e prefeito vamos pôr ordem na casa valeo mais fora parte queimados ee o lazer bjusss

    ResponderExcluir