quarta-feira, abril 20, 2011

Uma Cidade sem Crianças...

CRÉDITOS: Walter Mesquita
Em 2008, numa manobra incrível, que passou pela auditoria da Câmara de vereadores, Inauguraram a chamada "Cidade das Crianças". A idéia parecia boa, um lugar de lazer e esporte para as crianças... No ponto de vista da população, como sempre alheia aos bastidores desse projeto, seria uma boa oportunidade de oferecer algum lazer e esporte gratuito para filhos com uma certa segurança... Eu disse segurança?

De cara esse projeto parecia ter apenas um objetivo: Pelo lado político, era fortalecer a imagem desgastada do então prefeito que concorria a reeleição. Foi feito às pressas (como é de praxe para forçar o legislativo(geralmente com o prefeito) e os conselhos a aprovarem e referendarem a obra, e em muito pouco tempo no ano DE ELEIÇÃO, a obra estava pronta: com muitos gastos públicos e de orçamento e com uma série de irregularidades.

Os erros eram inúmeros e alguns óbvios: Para começar, Não havia pessoas para cuidar da manutenção e segurança do local. Era previsível que se chegasse ao ponto que se chegou. (veja o vídeo do youtube!) - Isso sem contar a falta de de uma cobertura para dias de muito sol ou chuva; estar localizado próximo a estação de trem; ignorar o Plano Diretor da cidade e por aí vai...
Nem entraria na questão das contas, porque não tenho noção de quanto de dinheiro público foi gasto neste "Elefante Branco"*.

Passou a eleição - Embora o ex-prefeito não tenha ganhado, O marketing e estratégias no final de uma campanha no mínimo truculenta, fez com que ele perdesse de muito pouco do atual - E isso com uma avaliação péssima do seu mandato!

Em menos de 6 meses, o local já estava em péssimas condições. O atual prefeito já falava em demolição. Talvez ele faria o mesmo se pudesse na época, só não pôde. Só que ele não vai colocar a azeitona na empada do rival.

Esse episódio é um exemplo claro da política mesquinha que somos sujeitos onde quem mais perde a população. Não se respeita lei, normas, ética, cidadãos... nada!! Em nome de ganhar eleição, são feitos quase de tudo e a qualquer custo: cooptação de pessoas, ilegalidades etc... Ser prefeito ainda é um bom negócio por aqui, ninguém termina um mandato mais pobre e muito menos continua residindo na cidade - o salário deve ser bom e afinal a cidade não deve "boa" mesmo pra morar.Eles são prefeitos! Eles devem saber disso!

Eu cheguei a ir na cidade das crianças no início - o espaço era realmente muito bom e poderia realmente ter sido um bom legado da triste administração do R.S., mas a intenção não era planejar isso era fazer! e Mostrar! E dizer: Mais uma realização!

Assim como hoje, com outros personagens, a política é a mesma: Propaganda para ganhar a eleição - com um futuro que pode até ter começado, mas sinceramente temo como a gente vai acabar... Não há diferença de política nem de ideologia, apenas conflito de egos que havia (há?) entre rivais.

O fato é que sinto falta quando toda a cidade era realmente das crianças, quando se podia colocar seu filho pra brincar na rua e a gente brincava de tudo até anoitecer.

Enfim...

Saudosismos à parte, já que isso não é mais possível, é triste saber que nessa cidade, como em muitas outras - obras, asfaltos, propagandas e elefantes brancos são mais importante que as pessoas. E que crianças não tem espaço nesta cidade... Serão eles futuros cidadãos? Só se não tiverem escolha...

Numa cidade sem educação, cultura e informação (transparência, especialmente) é uma terra de cegos. Parafraseando o grande educador Paulo Freire, Se essas coisas não mudam as coisas tampouco a falta delas farão a diferença e essas devem ser as lutas comuns de todos aqueles que ainda querem ver essa cidade melhor.

Afinal, se "em terra de cego que tem olho é rei "- eles tem muito mais de um olho e todos grandes...

quanto a nós, resta a dignidade e o mínimo que podemos ter: o nosso olhar.

E não nos absteremos de fazê-lo como cidadãos...

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário